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ARTIGOS



COMO FICAR RICO SEGUNDO TRUMP

São dicas para a gestão de negócios:

1) dirigir um negócio é como ser um general: o exercício da autoridade acarreta muita responsabilidade, não apenas em relação a si mesmo, mas sobretudo para com as tropas;
2) manter o foco: a falta de atenção mata os negócios;
3) conservar o impulso: é preciso manter-se atento aos detalhes de sua área de atuação; é preciso reciclar-se com regularidade e manter-se atualizado sobre as mais recentes pesquisas e técnicas;
4) contratar uma boa assistente, ingrediente necessário para tornar a vida muito melhor;
5) definir a estratégia e determinar os resultados a serem alcançados; quem não gosta de desafios não deve dirigir negócios;
6) ser objetivo, ou seja, não enrolar; o enrolamento pode ser sinal de falta de segurança em si mesmo e na sua capacidade de trabalho;
7) conhecer-se a si mesmo e os concorrentes e manter-se com os pés no chão e preso aos fatos terrestres; oferecer aos clientes algo não disponibilizado pelos concorrentes;
8) não tentar dissuadir as pessoas de não pedirem demissão; se não querem continuar, deixe elas saírem;
9) ter ao seu redor pessoas orgulhosas do seu trabalho; quem não se faz valioso não pode ter a pretensão de ser um empregado importante; devem procurar outra empresa as pessoas para as quais o trabalho não é desafiador, ou não é gratificante, ou não é capaz de oferecer oportunidades de crescimento;
10) manter as antenas ligadas para novas idéias e para oportunidades mais adequadas;
11) explorar o potencial oculto existente em quase todas as pessoas; o título do cargo não pode ser o único indício de valor da pessoa;
12) descobrir como cada um dos colaboradores pode superar as expectativas; as pessoas têm diferentes maneiras de alcançar resultados; a marca dos grandes gestores é aprender algo útil sobre as pessoas;
13) reconhecer em cada sucesso o início do próximo; cultivar o hábito do aprendizado ao longo dos anos; boa parte do dia deve destinar-se a expandir os próprios horizontes; cada dia é um novo desafio;
14) pensar grande e viver intensamente; o mundo é grande e não sabemos muita coisa; temos muito a descobrir e muito a realizar.

São dicas para o aprendizado pessoal (conselhos para a carreira profissional):

1) assuma o controle da entrevista de emprego;
2) a melhor maneira de pedir aumento de salário é escolher a hora certa;
3) seja persistente: a tenacidade é crucial em negócios; quase todos os executivos às vezes parecem impacientes, mas, para construir algo duradouro, é preciso desenvolver a visão de longo prazo;
4) é preciso ser apaixonado pelo seu trabalho;
5) transforme-se em marca e toque a buzina: não tenha medo de tocar a própria buzina quando fizer algo merecedor de ser alardeado; não acredite nos críticos, salvo aqueles apreciadores de seu trabalho;
6) siga o seu instinto: sem instintos você terá dificuldade em chegar ao topo e manter-se lá; certos sinais inexplicáveis o aproximam ou o afastam de certos negócios e pessoas;
7) seja otimista, mas sempre esteja preparado para o pior: muitos são os altos e baixos no mundo dos negócios, mas é possível cavalgá-los quando se está preparado;
8) pense com cuidado antes de mudar de carreira: antes de mergulhar de corpo e alma, faça o possível para avaliar a nova carreira e verifique ter a mentalidade certa para o novo empreendimento;
9) preste atenção aos detalhes: se você não conhecer todos os aspectos de seu trabalho, até o nível dos clipes de papel, é bom preparar-se para surpresas desagradáveis;
10) conecte-se com a audiência: o medo de falar em público é algo possível de deixar para trás e pode ser um sério obstáculo em sua trajetória para o sucesso;
11) quando se tem a atitude certa, chega-se rápido aonde se quer ir; a produtividade aumenta em grande proporção simplesmente deixando de lado a negatividade, sob todas as suas formas, tão rapidamente quanto possível; mude de atitude e ganhe alguma altitude;
12) comece visualizando de maneira positiva: pensamentos positivos criarão visuais positivos; as chances de realização são maiores quando se ver algo como possibilidade;
13) é preciso conhecer-se a si mesmo tão bem quanto às outras pessoas;
14) tenha um ego: uma pessoa sem ego é certamente um grande fracassado; o ego atua para manter em equilíbrio nossos aspectos conscientes e inconscientes; ausência de ego significa muita pouca força vital e excesso de ego redunda em personalidade ditatorial;
15) mantenha os críticos em perspectiva: as críticas podem ser construtivas e destrutivas; gaste alguns minutos para ver se é possível extrair algo útil da crítica; não raro os outros vêem aspectos não percebidos pela nossa pessoa; use a acuidade visual alheia em proveito próprio;
16) é preciso fazer o dever de casa e haverá prova: o sucesso não é um processo linear de A a Z, uma corrida direta para o topo; em negócios, em qualquer negócio, o requisito fundamental é compreender o processo; se você não compreende o processo, nunca colherá seus frutos, pois jamais resistirá o bastante para alcançar o sucesso; parte do processo é fazer o dever de casa;
17) conheça o mercado; acompanhe os acontecimentos; mantenha-se atualizado sobre os eventos em curso e absorva os ensinamentos dos grandes personagens da história; não espere ser bem-sucedido se suas idéias sobre os acontecimentos do mundo são vagas ou inexistentes;
18) medite durante três horas por dia: precisamos de um mínimo de quietude, geralmente cerca de três horas por dia, para manter-nos em equilíbrio; esse período deve ser aproveitado para a leitura e reflexões; a leitura é uma modalidade de reabastecimento;
19) vista-se de acordo com sua cultura: vestir-se bem significa compreender o contexto, ou seja, conhecer a cultura e esforçar-se para refleti-la e respeitá-la; a maneira como nos trajamos diz muito sobre nossa pessoa, antes mesmo de proferirmos uma só palavra.

São dicas sobre dinheiro: 1) seja o seu melhor assessor financeiro: confie em seu próprio julgamento, com base em leituras de publicações respeitáveis; se você ler essas publicações durante algum tempo, começará a pegar o ritmo e a ficar sensível aos acontecimentos no mercado, quais são os melhores fundos e quem são os melhores assessores;
2) invista com simplicidade: a razão do sucesso de grandes empresas administradoras de recursos, como a Warren Buffett, é a mesma qualidade a ser aplicada a todos os investimentos, o bom senso; os relatórios da Warren Buffett têm a capacidade de reduzir as coisas à sua forma mais simples; invista nos produtos de sua compreensão, com pessoas conhecidas e nas quais possa confiar;
3) faça um acordo pré-nupcial: as pessoas prestes a casar-se têm o direito de proteger seus recursos; o acordo pré-nupcial não indica dúvidas sobre a outra pessoa ou incerteza sobre o relacionamento;
4) elimine o intermediário: quando possível, faça sempre um acordo direto nos negócios;
5) ensine a seus filhos o valor do dinheiro: não é fácil ganhar dinheiro e o dinheiro deve ser tratado com respeito; quanto mais cedo se compreende o valor do dinheiro, maior é a probabilidade de vir a ficar muito rico; não ensinar os filhos a lidar com o dinheiro é como não se importar com sua alimentação; se entrarem no mundo sem conhecimentos sobre finanças, enfrentarão dificuldades muito maiores.

São dicas sobre os segredos da negociação: 1) tudo é uma questão de persuasão, não de poder;
2) espere a hora certa e tenha conhecimento dos objetivos da outra parte;
3) um bom negociador deve ser flexível para ser bem-sucedido;
4) confie nos seus instintos;
5) não há nada de errado em mudar de opinião e adotar uma abordagem diferente, diante de novas informações; não espalhe o seu desejo até chegar o momento oportuno;
6) numa boa negociação, todos os lados saem ganhando;
7) para avaliar a natureza dos interlocutores do outro lado da mesa, faça um comentário infame e observe se as outras pessoas seguem o mesmo caminho ou assumem posição de discordância;
8) ser obstinado geralmente é vantagem;
9) seja paciente; a velocidade depende das circunstâncias;
10) seja estrategicamente drástico: para alcançar seus objetivos. às vezes é necessário adotar ações drásticas, incluindo processo judicial;
11) é preciso ser firme em relação aos próprios princípios;
12) às vezes, vale a pena manter ressentimentos; algumas pessoas, seja por ingratidão ou por outros motivos, realmente não merecem continuar desfrutando de nossa consideração e apreço;
13) aprenda a dizer não e persiga melhores oportunidades em outros lugares.

Em fins da década de 1980, o mercado de imóveis entrou em colapso e Donald J. Trump entrou em crise com dívidas no valor de US$ 9,2 bilhões. Mas Trump não se deixou ir à falência. Envolvido com 99 bancos, preferiu negociar novas condições de pagamento para suas dívidas. Na metade do decênio seguinte, Trump já estava de novo em pé, mais uma vez avançando com firmeza. “Eu tinha 99 bancos e fiz questão de ser amigo de todos em todos os bancos. Você precisa fazer o mesmo”, disse Trump ao amigo Wayne Newton. Seguindo os conselhos de Trump, Wayne Newton dispensou os advogados e fechou diretamente um acordo com os bancos credores. Hoje, Wayne Newton já está recuperado financeiramente e manteve-se amigo dos bancos. Elimine os intermediários e faça um acordo, aconselha Trump.

Donald J. Trump, empresário do setor imobiliário dos EUA, dá essas dicas em seu livro “Trump: como ficar rico” (Rio de Janeiro: Elsevier, 2004).

Uma crise é uma doença incurável ou perder um parente querido. Dinheiro nunca é crise, é solução. Manter-se altivo e no controle da situação, apesar das adversidades, é um dos segredos para ser bem-sucedido, ensina Donald Trump (Veja, São Paulo, n. 1.848, 07.abr.2004, p. 106).

Enfrentei apuros e dei a volta por cima, confessa ele. As pessoas jogando no meu time há muito tempo são mais confiáveis em relação a alguém vindo de fora, avalia Trump. Dou oportunidade aos funcionários da minha própria corporação para subir na carreira. Procuro aproveitá-los na hora de escolher meus braços direitos.

Prossegue Trump:

Uma pessoa para ser bem-sucedida precisa, em primeiro lugar, gostar intensamente de seu trabalho. Sem gostar do trabalho, dificilmente uma pessoa terá iniciativa e disposição para ser um vencedor.

Também é preciso confiar em si próprio e ser bom de briga, não desistir frente às adversidades. Nem todo mundo traz em seu caráter essas qualidades.

O instinto é qualidade preciosa na hora de fazer negócios. Graças aos instintos, o bom negociador sabe o momento de ter paciência, o momento de ser agressivo e o momento de rever as estratégias. Os instintos formam uma qualidade rara. A pessoa nasce ou não com eles. O vencedor carrega os instintos no sangue.

Uma das táticas mais eficientes numa negociação é ser estrategicamente dramático, demonstrando, com a maior ênfase possível, desejar o oposto do negócio realmente pretendido, ou seja, fingir não querer comprar quando realmente a compra lhe interessa.