Digite a palavra-chave

A busca é efetuada em todas as páginas do site e abrange todo o seu conteúdo.
Página principal




ARTIGOS



SEGREDO DO SUCESSO – EIKE BATISTA

O segredo do sucesso, segundo Eike Batista (Época, São Paulo: Globo, 15 mar. 2010, p. 86), 8º homem mais rico do mundo de acordo com a lista da revista Forbes: disciplina, perseverança e muito, muito trabalho. Mais: coragem para ser ousado, autoconfiança e foco em conceitos de eficiência, capacidade de aprender com cada experiência e obstáculo novo.

2. Em seus negócios, Eike adota o modelo ´Visão 360 graus´, por força do qual cada projeto é analisado em oito áreas ao mesmo tempo: engenharia de pessoas, financeira, jurídica, política, logística, ambiente e social, marketing e engenharia da engenharia.

3. Outra característica de seus negócios é a atração de executivos de primeira linha. Quero tornar você rico e ficar ainda mais rico, diz Eike quando quer contratar executivos.

4. Eike sempre acreditou na possibilidade de chegar longe. Decidiu enfrentar o desafio de empreender e investir no Brasil. Tive uma boa educação, diz ele. A EDUCAÇÃO (complementa) é uma das coisas mais importantes, porque forma a pessoa, desperta as eficiências e os talentos.

5. Penso em ´business´ o tempo todo. Fico até às 2 da manhã vendo notícias e as cotações do mercado, diz Eike. Tem a mania de batizar empresas com a letra X no fim: EBX (´holding´), MMX (mineradora), OGX (petrolífera), LLX (logística), MPX (geração de energia) e OSX (construção naval).

6. Para Eike, em sua dimensão mística, o X, símbolo da multiplicação, assim como o sol dos incas (adotado como logotipo de sua ´holding´), símbolo da força e do otimismo, servem para ajudá-lo a gerar riqueza.

7. Nos projetos, a visão de futuro é cada vez mais valorizada, frisa Eike. Nossos projetos contemplam também a preocupação com o social, um capitalismo mais humano, acrescenta ele.

8. O modelo econômico brasileiro é excelente para nosso estágio de desenvolvimento. O Estado é forte na indução dos projetos, ou seja, no estímulo a investimentos, na criação de condições, na garantia de estabilidade. O setor privado é melhor na execução, por ser mais ágil e mais rápido, por definição. Tomamos decisões com muito menos burocracia, avalia Eike.

A MPX anunciou o início da implantação de usina solar em Tauá (CE), município localizado a 344 quilômetros de Fortaleza, escolhido por apresentar um dos maiores índice de insolação, além do incentivo (doação de 204 hectares). A usina produzirá 1 megawatt (MW) e, interligada ao Operador Nacional do Sistema Elétrico – ONS, fornecerá a energia ao mercado comercial livre. A capacidade poderá ser ampliada até 5 MW. Uma vez em funcionamento, a usina de Tauá será a primeira usina solar da América do Sul a operar em mercado comercial livre (Diário do Nordeste, Fortaleza, 25 mar. 2010, Negócios, p. 8).