Digite a palavra-chave

A busca é efetuada em todas as páginas do site e abrange todo o seu conteúdo.
Página principal




ARTIGOS



BOSSA NOVA: 50 ANOS

A primeira gravação de ´Pelo telefone´, de Donga, no Rio, em 1917, marca o nascimento do samba, e o lançamento de `Canção do amor demais´, disco gravado por Elizeth Cardoso com o auxílio do violão de João Gilberto (treze canções de Antonio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes), marca o nascimento de uma cria do samba, a bossa nova (abr. de 1958).

2. A bossa nova é a expressão de uma classe social de uma época, afirma Carlos Lyra, autor de ´Influência do jazz´.

3. Caracteriza a bossa nova o ritmo da batida de violão de João Gilberto, a harmonia de Tom Jobim e as letras de Vinícius de Morais, avalia Marcos Valle, outro compositor importante da bossa nova, autor de ´Samba de verão´.

4. A bossa nova permitiu uma invasão de músicos brasileiros aos EUA e, ao mesmo tempo, teve a adesão completa de grandes jazzistas.

5. Stan Getz e Charlie Byrd, dois monstros do jazz, gravaram uma versão instrumental de ´Desafinado´, de Jobim e Newton Mendonça. Também gravaram bossa nova Frank Sinatra, Ella Fitzgerald, Miles Davis, Sarah Vaughan, Oscar Peterson, Bill Evans e outros astros da música americana.

6. A bossa nova tem duas fases: a romântica (com a temática do amor, sorriso e flor) e, após o golpe militar de 1964, a social (canções mais politizadas, de cunho social), ambas de grande valor artístico. A primeira abriu espaço para um novo jeito de fazer música.

7. A segunda influenciou diretamente uma geração inteira de novos compositores, como Chico Buarque, Edu Lobo, Francis Hime, Caetano Veloso, Gilberto Gil, formadores da chamada MPB

(Bibliografia: Valor, São Paulo, 04 dez. 2007, suplemento Fim de Semana, p. 13).

***

8. Tom, Vinícius, João, Newton Mendonça, Carlos Lyra, Nara Leão, Roberto Menescal, Sylvinha Teles, Johnny Alf, Wanda Sá, João Donato, Leny Andrade, Sérgio Mendes, Agostinho dos Santos, Marcos Valle, Pery Ribeiro, Oscar Castro Neves, os trios Zimbo, Jongo, Tamba, Sambalanço, Copa, Bossa Jazz e Os Cariocas foram protagonistas, dentre outros, da bossa nova.