Digite a palavra-chave

A busca é efetuada em todas as páginas do site e abrange todo o seu conteúdo.
Página principal




ARTIGOS



KNOW-HOW: AS OITO COMPETÊNCIAS

A liderança está na capacidade de conduzir uma companhia na busca de seus resultados e de desenvolver pessoas no sentido de elas se tornarem melhores, avalia Ram Charam, autor de ´Know-how - as oito competências que separam os que fazem dos que não fazem´, São Paulo: Campus/Elsevier, 2007 (Valor, São Paulo, 12 abr. 007, p. D6).

O líder bem-sucedido combina oito competências: 1) capacidade de fazer o posicionamento e o reposicionamento dos negócios; 2) aptidão para identificar mudanças externas; 3) habilidade para conduzir o sistema social da empresa; 4) capacidade para avaliar pessoas; 5) capacidade para formar equipes produtivas; 6) elaborar metas levando em consideração as possibilidades reais da companhia; 7) estabelecer prioridades com precisão; 8) saber lidar com pressões sociais.

Todas as oito competências são importantes para o conjunto, mas poderá haver uma prioridade dependendo do segmento de atuação do executivo. Se trabalha na indústria automobilística, a capacidade de avaliar pessoas (colocando os talentos certos nos cargos certos) é de suma importância. Se trabalha em negócios como o Google ou o Yahoo, a principal qualidade é a capacidade de reposicionar a empresa num mercado de rápidas mudanças.

Não há competência mais difícil em relação às outras. Qualquer pessoa pode ser líder. A questão é entender quais características de liderança são necessárias em diferentes situações. Existem vários tipos de demanda no mercado de trabalho.

Para alcançar objetivos comuns por meio de diferentes pessoas, o líder tem de estabelecer uma relação de confiança com a equipe. Tem de comprometer-se com a equipe e compartilhar informações sobre o negócio. Todos precisam estar juntos e conscientes dos resultados a serem alcançados.

Liderar é considerar e compreender todos os agentes envolvidos no negócio. Primeiro, é necessário aprender sobre as necessidades do cliente, preocupar-se com elas e dirigir a empresa para conquistá-lo.

O ´know-how´, diferentemente das características pessoais, pode ser adquirido, desenvolvido por meio da prática e aperfeiçoado pela experiência.