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ARTIGOS



OS GÊNIOS DOS NEGÓCIOS

Sucesso pessoal

A principal condição para o sucesso, o grande segredo, é a pessoa concentrar suas energias, seu pensamento e seu capital exclusivamente no negócio no qual está envolvido (Andrew Carnegie, 1835 – 1919).

O sucesso pessoal deve basear-se no sucesso dos homens ao seu redor. O homem precisa ter alguma meta para buscar ou não chegará muito longe (Harvey S. Firestone, 1868 – 1938).

Qualidades do profissional

São as principais qualidades para tornar um homem valioso para um negócio: 1) competência em sua área; 2) habilidade social (relacionamentos sólidos com as pessoas); 3) capacidade analítica (reconhecer o problema é tão importante quanto conhecer o método a ser utilizado na solução) (Henry Ford II, 1917 – 1987).

Desejo e determinação

Ambas as palavras começam com a mesma letra, mas não terminam no mesmo ápice do sucesso (J. C. Penney, 1875 – 1971).

Sucesso de uma empresa

Dez regras para uma empresa ser bem-sucedida: 1) Comprometa-se com seu negócio (acredite nele e invista em seu trabalho com paixão). 2) Compartilhe seus lucros com todos os seus associados e trate-os como parceiros (em troca, eles o tratarão como parceiro e, juntos, todos se desempenharão além das expectativas mais ousadas). 3) Motive seus parceiros. 4) Comunique tudo o possível aos seus parceiros (quanto mais souberem, mais compreenderão; quanto mais compreenderem, mais se importarão; não haverá como detê-los quando começarem a importar-se com os negócios). 5) Mostre reconhecimento por toda a contribuição de seus parceiros. 6) Celebre seus sucessos (sempre mostre entusiasmo). 7) Ouça com atenção a todos em sua empresa. 8) Exceda às expectativas dos seus clientes (se você o fizer, eles sempre voltarão; satisfação garantida). 9) Controle suas despesas (a menor relação de despesas para vendas para garantir vantagem competitiva). 10) Nade contra a correnteza (há uma boa chance de você conseguir seu nicho indo na direção oposta). Essas regras regras deram certo para mim, disse Sam Walton (1918 – 1992), presidente-fundador da Walt-Mart..

,b>Liderança

O líder mais eficaz é aquele capaz de satisfazer as necessidades psicológicas dos seus seguidores (David Ogilvy, 1911).

O líder é um homem com uma missão. Numa empresa gerida por meio de um sistema, a missão é clara porque os objetivos e a estratégia são elementos definitivos da gestão (Marvin Bower, 1903).

Produtividade

A única maneira de obter-se mais produtividade é conseguir o envolvimento e o entusiasmo das pessoas em seu trabalho (John F. Welch Jr, 1935, ex-presidente da GE).

Ciclo dos negócios

As principais forças influenciadoras do movimento dos negócios são: 1) políticas (relações internas e internacionais, tarifas, orçamentos, etc.); 2) econômicas (finanças, crédito, mercado de valores, etc.); 3) psicológicas (relações entre empregador e empregado, confiança dos investidores, etc.) (Owen D. Young, 1874 – 1962).

Gestão

A coisa mais importante na administração é fazer homens pensar e agir com entusiasmo e iniciativa e, ainda, cooperar uns com os outros (Alfred P. Sloan Jr, 1875 – 1966, presidente da GM por 30 anos).

A função gerencial é definida e praticada apenas administrativamente, isto é, unificar e entrelaçar as diferentes habilidades e os conhecimentos técnicos e profissões. Raramente há um reconhecimento da principal arte da gestão dinâmica, ou seja, propiciar a compreensão e a inspiração pelas quais os homens são motivados à ação (David E. Lilienthal, 1899 – 1981).

Vendas

Existem prateleiras repletas de livros sobre a arte e a ciência de vender. Mas é possível reduzir os procedimentos e as técnicas da venda em três regras: 1) aprender todo o possível sobre o produto ou serviço; 2) o vendedor precisa conhecer e estudar a si próprio (os maiores vendedores têm sido capazes de projetar a si mesmo, ou seja, “vender-se”); 3) o vendedor precisa estudar seus clientes tão minuciosamente quanto a si mesmo (deve saber com quem está lidando). O vendedor deve conhecer os problemas, os anseios e as necessidades do comprador. Ao comprar, o cliente pode revelar o seu tipo de pessoa (desejoso por status, confortos materiais, segurança exagerada, prazer, romance, egoísmo, ambição, mostrar-se igual aos vizinhos). As emoções precisam ser reconhecidas. O conhecimento de si mesmo e do cliente garante ao vendedor o relacionamento entre ele e o cliente (Robert W. Woodruff, 1889 – 1985, presidente da Coca-Cola).

,b>Palavras mais importantes

A palavra mais importante da língua é: OBRIGADO. A palavra menos importante da língua é: EU. As duas palavras mais importantes da língua são: POR FAVOR. As quatro palavras mais importantes da língua são: ESTOU ORGULHOSO DE VOCÊ. As cinco palavras mais importantes da língua são: QUAL É A SUA OPINIÃO?

Excertos de “Os gênios dos negócios” (Rio de Janeiro: Elsevier, 2004).