Digite a palavra-chave

A busca é efetuada em todas as páginas do site e abrange todo o seu conteúdo.
Página principal




ARTIGOS



A ARTE DE GANHAR DINHEIRO

São pontos fundamentais tanto para ganhar dinheiro quanto para a tarefa mais difícil de conservá-lo:

1) Escolha a vocação certa e o lugar certo, a fim de dar vazão aos seus talentos.

2) Evite dívidas. Endividar-se para comer ou beber e vestir-se deve ser evitado. Dinheiro, em alguns aspectos, é como o fogo: é um excelente servo, mas um amo terrível.

3) Perseverem. Quando um homem está no caminho certo, ele deve perseverar. O homem não deve deixar-se dominar pelos “horrores” ou “melancolias”. A atitude positiva evita o esmorecimento na luta pela independência.

4) Entreguem-se de corpo e alma ao seu trabalho. Façam todo o possível por si mesmos e depois confiem na Providência ou na sorte.

5) Dependam de seus próprios esforços. A posse do perfeito conhecimento de seu ofício é uma absoluta necessidade para garantir o sucesso. Sejam cautelosos ao traçarem seus planos, mas sejam ousados na sua concretização.

6) Usem as melhores ferramentas. Contentem-se apenas com as melhores ferramentas, e não há ferramenta com qual se deve ser tão exigente quanto com as vivas (empregados). Se você as têm, conservem-nas. Nunca se envolva com um homem ou lugar malsucedidos, porque, embora o homem possa parecer honesto e inteligente e tente isso ou aquilo, sempre fracassará. Deve ser devido a alguma falha ou fraqueza não reconhecida por você, mas existente.

7) Não vá além das suas possibilidades. Dê ouvidos à experiência alheia para evitar os rochedos e os bancos de areia, nos quais tantos se destroçam. Meninos pobres ficam ricos e meninos ricos ficam pobres. Nove em cada dez homens ricos nasceram meninos pobres, com vontade e determinação, disposição, perseverança, economia e bons hábitos. Eles foram progredindo, ganharam seu próprio dinheiro e o pouparam. Prossigam confiantes, estudem as regras e, sobretudo, estudem a natureza humana. O dinheiro não serve para nada, salvo se você conhece o seu valor pela experiência.

8) Aprenda algo útil. Todo homem deveria obrigar seu filho a aprender um ofício para ele ter alguma coisa tangível à qual recorrer no caso de perda dos bens. As fortunas vão e vêm.

9) Não sejam visionários demais. O erro de cantar vitória antes do tempo é um hábito raramente corrigível com a idade.

10) Não dispersem seus esforços. Muitas fortunas escaparam por entre os dedos de um homem por ele ter-se ocupado de várias atividades ao mesmo tempo.

11) Sejam sistemáticos. A pessoa sistemática, com hora e lugar para tudo e é pontual, realizará o dobro, com muito menos esforço, se comparada a uma outra pessoa, descuidada e desleixada.

12) Leiam os jornais. Quem deixa de ler o jornal se alheia de seus semelhantes.

13) Cuidado com operações externas. O homem não pode arriscar sua fortuna investindo em áreas nas quais não tem nenhuma experiência. Não pode deixar-se influenciar pelos bajuladores.

14) Sejam gentis com os clientes. Gentileza e cortesia são o melhor capital já investido nos negócios. Grandes lojas, cartazes cintilantes, publicidade grandiosa mostrar-se-ão inúteis se você ou seus funcionários tratarem seus clientes com grosseria.

15) Sejam caridosos. Ser caridoso é um dever e um prazer. A melhor caridade é ajudar às pessoas desejosas de ajudar-se a si mesmos. A esmolaria promíscua, sem investigação do merecimento do requerendo, é incorreta em todos os sentidos.

16) Não sejam indiscretos. Alguns homens têm o tolo hábito de revelar seus segredos profissionais.

17) Mantenham a integridade. A honestidade não é apenas a base do sucesso financeiro, mas do sucesso em qualquer campo. A integridade intransigente de caráter é inestimável.

Seleção de trechos do discurso “A arte de ganhar dinheiro”, proferido em mais de duzentas ocasiões por P. T. Barnum (1810 – 1891), o maior “showman” dos EUA, além de multimilionário (“Os gênios dos negócios”. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004, p. 330).